11 4380-0777 e 2798-1000 (São Paulo e Região · Ligação Local)
11 99245-6777 ( WhatsApp Messages · Não Atende Chamadas)
vendas@saopaulodistribuidora.com.br
São Paulo Distribuidora MENU

Consciência Ambiental

Como a São Paulo Distribuidora se tornou mais consciente ambientalmente, investindo para retirar do meio ambiente uma quantia equivalente a 100% do material plástico distribuído.

Consciência Ambiental

Sim, nós temos uma Consciência Ambiental. Também temos coração. Não queremos perseguir o lucro a qualquer custo, fazendo com que as gerações futuras paguem um preço muito alto pela nossa irresponsabilidade ecológica. Mas qual foi o caminho para nos tornarmos uma empresa mais engajada com a sustentabilidade de nosso negócio? Bom, é impossível ignorar o impacto do homem no meio ambiente, especialmente aquele causado pelo lixo plástico produzido nas últimas décadas.

Há alguns anos surgiu um vilão, o canudinho plástico, símbolo máximo do nosso egoísmo e despreocupação ambiental. Como assim, não podemos levar nosso copo à boca? Para que mesmo inventamos o canudo?!? Dessa forma, várias empresas começaram a banir os canudinhos plásticos. Mas espere um momento... essas mesmas empresas continuam fornecendo outros materiais plásticos descartáveis, como copos, garrafas, talheres e sacolas. Uma garrafa plástica vale por quantos canudinhos? É verdade que existem alguns países mais evoluídos nesse aspecto, criando projetos para banir garrafas plásticas. Ou vender água mineral em latas de alumínio, por exemplo, cuja reciclagem no Brasil beira os 100%. No entanto, no plástico ainda estamos muitíssimos atrasados.

Você sabia que O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia? O país também é um dos que menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2% é reciclado, ou seja, 145.043 toneladas (conforme divulgado pelo Fundo Mundial para a Natureza - WWF).

Alguns números:

  • O Brasil produz 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano
  • Cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana
  • Somente 145.043 toneladas de lixo plástico são recicladas
  • 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular
  • 7,7 milhões de toneladas ficam em aterros sanitários
  • Mais de 1 milhão de toneladas não é recolhida no país

Há algumas décadas a humanidade criou um material bastante versátil e barato, mas extremamente nocivo. E levamos muito tempo para perceber isso. A garrafinha ou copo plástico, que utilizamos por alguns minutos em nossa rotina diária, irá levar 450 anos para se decompor. Dói especialmente saber que muito tempo após deixarmos esse planeta, a garrafa plástica que utilizamos por 1 minuto ainda permanecerá por aqui.

Por esses e outros motivos, a São Paulo Distribuidora decidiu tornar-se uma empresa com mais consciência ambiental. Decidimos investir para retirar do meio ambiente a mesma quantidade de plástico que distribuímos, totalizando cerca de 50 toneladas por ano. Essa atitude também pode ser denominada como Logística Reversa. Obviamente não conseguimos coletar exatamente o mesmo produto plástico que distribuímos, pois desconhecemos sua destinação final após consumido pelo nosso cliente. Por esse motivo, selecionamos um parceiro para nos ajudar, aplicando um princípio chamado de compensação ambiental: conheça esse parceiro em www.eureciclo.com.br.

Criada pela New Hope EcoTech, empresa líder no setor de tecnologias para gestão de resíduos sólidos no Brasil, a ideia era solucionar dois grandes problemas: a destinação final de embalagens geradas por empresas e a marginalização / informalidade dos agentes da cadeia de reciclagem.
Eles desenvolveram uma plataforma capaz de rastrear e armazenar dados da cadeia de reciclagem.

O Selo eureciclo, na forma de um sorriso, certifica as empresas que destinam recursos para o desenvolvimento e operação das cooperativas de reciclagem espalhadas pelo Brasil, muitas vezes tão carentes de investimentos e completamente informais, alimentadas por um verdadeiro exército de pequenos catadores. E é daí que vem a ideia da compensação ambiental: as empresas pagam as cooperativas para retirarem do ambiente uma quantidade equivalente de material ao das embalagens de seus produtos. Compreendeu? Se distribuímos 50 toneladas de plástico, investimos para que eles coletem 50 toneladas de plástico.

Muito obrigado por negociar conosco. Além de trabalharmos juntos para o sucesso de nossos negócios, você como consumidor consciente, estará também optando por uma empresa ambientalmente responsável, que investe para que todos tenhamos um amanhã sustentável.A adoção do selo eureciclo não é simplesmente uma iniciativa de marketing, mas uma escolha óbvia de uma empresa responsável, para que todos tenhamos um futuro melhor.


Criação de sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa © 2020 São Paulo Distribuidora • Todos os direitos reservados Criação de sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa